Transformação digital x Equipe comercial: como integrar os processos?

Transformação digital x Equipe comercial: como integrar os processos?

Publicado em 25/11/2020

Transformação digital x Equipe comercial: como integrar os processos?

Transformação digital é um conceito que já tem feito parte do conhecimento de algumas das maiores empresas do mundo. Porém, enquanto ela era considerada algo para um futuro distante há alguns anos, hoje ela já faz parte do presente. As empresas que querem se adaptar e estar sempre à frente devem apostar na transformação digital em seus setores, desde os executivos até a equipe comercial.

Quando falamos em transformação digital, estamos tratando de um assunto muito amplo. O termo pode ser entendido como a incorporação das tecnologias digitais para a resolução de problemas convencionais. Com a transformação digital, as empresas passam a olhar de um jeito diferente para os problemas, oferecendo soluções inovadoras e mais eficazes.

Trazendo esse conceito para o setor de vendas, é possível observar mudanças profundas e significativas na maneira de fechar um negócio. Para que isso funcione, é fundamental que a equipe comercial esteja completamente integrada com a transformação digital. E é sobre este assunto que nós falamos na sequência.

No restante deste texto, você poderá ver como a transformação digital está afetando o setor de vendas e ainda conferir 4 dicas para levar essa transformação até sua equipe comercial. Boa leitura!

Como a transformação digital está afetando as vendas

Antes mesmo de pensar em aplicar a transformação digital nas vendas, empresas precisam ter a consciência de que os consumidores já passaram por ela. Hoje, antes de realizar suas compras, cada potencial cliente já pesquisou todos os aspectos possíveis sobre o produto e o segmento na internet. Eles já conhecem preços, características e todas as vantagens que um concorrente tem sobre o outro.

E é exatamente por isso que a transformação digital deixou de ser um diferencial, tornando- se um aspecto obrigatório para as empresas que desejam sobreviver e continuar com o seu crescimento.

Na prática, isso quer dizer que o melhor caminho para equipes de vendas, hoje, é investir no uso da tecnologia como uma aliada para as vendas. É aplicar recursos tecnológicos dos mais diversos para melhorar a experiência do cliente de uma forma geral, desde a pesquisa pelo produto ou serviço até o pós-venda.

A aplicação da tecnologia digital aqui se faz necessária porque é impossível oferecer uma experiência completamente customizada sem o conhecimento que esses recursos dão. Um vendedor pode, com o auxílio da tecnologia, saber todas as dores de cada cliente e mostrar as melhores formas de solucioná-las com o produto ou serviço em questão.

4 dicas para integrar sua equipe comercial à transformação digital

Agora que você já entendeu como a transformação digital afetou e segue afetando o setor de vendas, chega a hora de entender as melhores formas de levar o conceito a sua equipe comercial. Veja algumas dicas:

1. Use um software de CRM

Lembra que citamos que a tecnologia permite que os vendedores saibam as dores de seus clientes e conheçam um pouco mais sobre cada um deles? Isso é algo possibilitado por um bom software de CRM.

CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, que pode ser traduzida para o termo Gestão de Relacionamento com o Cliente. Essas ferramentas servem para facilitar as comunicações com clientes, reunindo informações sobre eles e automatizando contatos.

2. Invista no marketing digital

Já faz alguns anos que o marketing digital é a solução de marketing mais interessante que temos no mercado. Além de ser muito mais barato, ele ainda é perfeito para alcançar quem se quer, ou seja, o exato público-alvo da empresa.

Fazer marketing digital é a melhor forma de aparecer para os clientes em potencial quando eles estiverem buscando uma solução para seus problemas. É o jeito ideal de se posicionar em relação aos concorrentes e seus diferenciais perante o mercado.

Além disso, com a ajuda do CRM, sua empresa pode apostar em comunicações com quem já é cliente, induzindo a realização de mais compras.

3. Faça pesquisas

Tanto com os dados coletados pelo CRM quanto pelos relatórios de marketing digital, você e sua empresa terão informações valiosas sobre toda uma infinidade de clientes e usuários interessados. Reunir esses dados e traçar padrões pode indicar caminhos mais eficazes na hora de fechar uma venda.

Com pesquisas internas, é possível descobrir, na prática e com auxílio de dados concretos, quem é o exato público, qual é o momento em que ele estará mais propício para comprar, quais são os motivos que fazem ele procurar o produto ou serviço que você oferece, entre tantas outras informações.

Munidos desses tipos de dados, seus vendedores ficarão ainda mais competentes e muito produtivos.

4. Treine sua equipe comercial

Por fim, de nada adianta ter um CRM cheio de dados, um marketing digital redondo e com a maior atração de leads e nem um grande volume de pesquisas se a equipe comercial não souber o que fazer com tudo isso.

Portanto, para realmente integrar sua equipe comercial à transformação digital, promova e incentive a realização de treinamentos. Ensine cada vendedor a usar o CRM, a tratar leads em todas as fases da jornada de compra e a interpretar os dados de pesquisas. Com isso, a transformação digital na equipe comercial será uma consequência orgânica e os resultados altamente satisfatórios.



Quer promover a transformação digital na sua equipe de vendas? A Wage, nossa empresa de Consultoria em Inside Sales atua com foco na digitalização do setor comercial e objetiva auxiliar no processo de vendas B2B complexas para maximizar a performance da sua equipe comercial e potencializar o resultado de vendas da sua empresa. Agende uma conversa e saiba como podemos te ajudar!