5 dicas para alavancar suas vendas e surfar a onda do e-commerce

5 dicas para alavancar suas vendas e surfar a onda do e-commerce

Publicado em 04/05/2021

A pandemia impactou profundamente a maneira de fazer negócios no mundo inteiro. O e-commerce experimentou uma alta significativa de vendas e relevância e hoje vive uma nova realidade, muito mais presente na vida das pessoas e empresas. Hoje, uma empresa que não investe no on-line não tem fôlego para se destacar no mercado.
O que fazer nesse novo cenário? É o que você vai descobrir, com uma série de dicas preparadas para fazer sua empresa alavancar as vendas e aproveitar a nova realidade do e-commerce no Brasil e no mundo.

O e-commerce na pandemia
A pandemia do Covid-19 começou oficialmente em 11 de março. Nos dias e meses que se seguiram, as orientações de distanciamento social e a adoção de lockdowns de 15 dias por diversos estados e municípios afetaram drasticamente a maneira de fazer negócios.
Impossibilitados de saírem de casa, os consumidores voltaram suas atenções à internet. Com os sistemas de delivery liberados para funcionarem, os e-commerces experimentaram uma movimentação recorde.
No Brasil, mais de 7 milhões de pessoas fizeram uma compra on-line pela primeira vez e o setor de e-commerce registrou um aumento de 50% no faturamento. Números que colocaram o país no 4º lugar do ranking entre os que mais tiveram crescimento em vendas no comércio eletrônico.

Tendências daqui para frente
E a tendência é que o cenário se mantenha e cresça nos próximos anos. Primeiro, porque a pandemia ainda não terminou. Depois, porque a comodidade de fazer compras no e-commerce, aliada ao ganho de confiança dos consumidores e investimentos em tecnologia e segurança por parte das empresas, oferece vantagens que as lojas físicas não conseguem.
De acordo com dados da UBS, empresa de serviços financeiros, o setor ainda possui muito espaço para crescer, embora o ritmo não seja o mesmo do acelerado ano de 2020. As projeções apontam uma alta de 26%, quase metade dos 49% registrados ano passado.
Números à parte, o fato é que o tão falado “novo normal” não se refere apenas à nossa maneira de viver, mas também de consumir.

5 dicas para alavancar suas vendas e surfar a onda do e-commerce

E como aproveitar ao máximo esse promissor momento no e-commerce? Com um olhar atento para o mercado e para os hábitos do consumidor e investindo em tecnologia. Confira cinco ótimas dicas para impulsionar suas vendas:

1. Tenha uma boa estratégia de Inbound Marketing
O Inbound Marketing - também conhecido como “marketing de atração” tem que se mostrado uma das estratégias mais eficientes para o e-commerce. Ele vai no caminho inverso do marketing tradicional e, ao invés de ir atrás dos consumidores, procura atrai-los com a criação de conteúdos que sejam relevantes para eles.
Isso inclui textos de blog, e-books, e-mail marketing e outros materiais para atrair visitantes para o seu e-commerce, transformá-los em leads e, por fim, convertê-los em consumidores.
Para uma boa estratégia de Inbound Marketing é preciso ter objetivo bem definidos e conhecer muito bem o seu público - a chamada buyer persona. Isso vai apontar exatamente para onde você deve direcionar seus investimentos e que tipo de conteúdo produzir.

2. Invista em anúncios on-line
A melhor forma de gerar tráfego para o seu e-commerce é investindo em anúncios on-line. Você impacta o seu público justamente quando ele está no seu ambiente, a apena alguns cliques de fazer uma compra no seu site.
Hoje, existem tecnologias que tornam os anúncios on-line ainda mais eficientes, como a Mídia Programática. A compra dos espaços acontece de forma automatizada e é possível segmentar detalhadamente a entrega por meio de informações detalhadas sobre os usuários que acessam determinados sites.

3. Implante o conceito omnichannel no seu e-commerce
Graças aos smartphones, as pessoas vivem conectadas 24h por dia sem a necessidade de ficarem sentadas em frente a um computador. Isso alterou drasticamente os hábitos de consumo das pessoas e exige que seu e-commerce esteja preparado para atendê-las. Hoje, existe uma integração em tempo real do on-line com o off-line.
O conceito omnichannel é a aplicação dessa integração no seu comércio. Ele combina todos os canais de vendas, tanto on quanto off-line para oferecer ao consumidor os que melhor atendem suas necessidades ou preferências.
Na prática, isso significa que todos os serviços da loja, como preço, entrega e troca, estão disponíveis igualmente a partir de todos os canais. Você pode pesquisar o preço pelo site, fazer a encomenda pelo smartphone e ir retirar o produto na loja física. Ou se você receber em casa, pode ligar para o SAC para saber o status do pedido.
Todos os canais funcionam como um só e o cliente pode escolher qual utilizar.

4. Dê uma atenção especial às redes sociais
Hoje em dia, ter uma página nas redes sociais é tão necessário quanto um site. No Brasil, são mais de 140 milhões de pessoas com perfil ativo e é muito importante estar próximo delas.
Isso porque além de servirem como uma ótima vitrine para seus produtos e serviços, as redes sociais também permitem a interação com seus consumidores, fornecendo importantes feedbacks em tempo real.
Além disso, você pode explorar as ferramentas para anúncios fornecidas pelas próprias plataformas, que permitem que você segmente a entrega e fale diretamente com seus prospects.

5. Realize upselling para clientes já existentes
Para alavancar seu e-commerce, além de investir em novos clientes, você também deve adotar estratégias específicas para manter quem já compra com você.
O upselling é uma estratégia na qual novos produtos são oferecidos ao comprador, aumentando seu ticket médio. O grande diferencial da sua aplicação é que ela é feita com base nas informações de compra já existentes de cada cliente.
Com um sistema de CRM você consegue identificar consumidores recorrentes e suas preferências, para assim oferecer novas possibilidades de compra, como produtos similares, que se completam, descontos para produtos comprados regularmente, upgrades e etc.
E isso é apenas o começo. Quanto mais você começar a investir em novas estratégias e tecnologias para o seu e-commerce, novos caminhos surgirão.

Quer aproveitar o momento, transformar seu e-commerce e alavancar suas vendas? No F/Group trabalhamos com três verticais de serviço para oferecer uma entrega completa a você, baseada nas plataformas mais avançadas e nas estratégias mais atuais.

Fale conosco e veja como podemos ajudar seu negócio!