Os desafios de escalar seu negócio

Os desafios de escalar seu negócio

Publicado em 08/07/2021

Escalar um negócio é mais do que fazer com que ele cresça, mas também ter a certeza de que existem condições de suportar esse crescimento e manter a qualidade do serviço oferecido.
Um dos maiores desafios do empreendedor é justamente preparar sua empresa para crescer. Se muitos negócios fracassam por problemas na gestão, também existe um número considerável que não dá certo porque não está preparado para crescer da maneira correta.
Mas como ter certeza de que você está pronto para chegar lá? Primeiro é preciso entender a estrutura de um negócio escalável.
O que é um negócio escalável
Escalar seu negócio significa fazer com que ele cresça e aumente sua renda e sua produtividade sem que seus recursos cresçam proporcionalmente. Um desafio que realmente é tão grande quanto parece. O crescimento acelerado, inclusive, é um dos motivos pelos quais muitas empresas acabam fechando.
O Startup Genome Report realizou um estudo com mais de 3.200 startups de tecnologia e chegou à conclusão que a causa principal por trás do fracasso de 90% delas era a “autodestruição”. A grande maioria cresceu rápido demais, antes de estarem pronta para sustentar esse crescimento.
Por outro lado, o estudo mostrou que as empresas que escalam normalmente, no tempo certo, acabam crescendo 20 vezes mais rápido e atraem mais capital e clientes.
Os desafios de escalar seu negócio
A escalabilidade começa já no mindset do empreendedor, antes mesmo de tirar sua ideia do papel. É preciso estar preparado para adotar esse conceito já na definição do modelo de negócios.
Além disso, existem três pilares fundamentais para quem pretende escalar seu negócio:

• Ter um volume de vendas ampliável.
• Montar uma operação reproduzível.
• Entregar uma oferta valiosa aos seus clientes.

É importante destacar que esses fatores não podem ser aplicados em todos os segmentos, por isso é importante começar a pensar no conceito de escalabilidade antes de montar seu negócio.
Para tornar sua tarefa mais fácil, temos algumas dicas para ajudar você a escalar sua empresa:
Defina um planejamento estratégico adequado
O planejamento estratégico é como um mapa que indica ao empreendedor quais os caminhos ele deve tomar para alcançar seus objetivos. Criar o seu planejamento com foco na escalabilidade é o primeiro passo.
Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe para alcançá-las. Isso vai permitir que você estruture melhor cada etapa e defina quais as melhores estratégias para escalar seu negócio.
Identifique seus gargalos
Um gargalo acontece quando alguma das etapas do seu processo de produção não dá conta do volume de trabalho.
Com a escalabilidade, será preciso produzir muito mais do que seu negócio produz hoje. E para que isso aconteça, é importante que não haja gargalos atrasando o fluxo produtivo.
Um bom exercício é imaginar que sua empresa cresceu 10x da noite pro dia. Em que pontos ela teria que se ajustar para dar conta da demanda? Responder essa pergunta é o primeiro passo para alcançar a escalabilidade.
Tenha uma boa Gestão de Pessoas
Quando a empresa cresce, seus colaboradores precisam crescer com ela. Se a ideia é escalar seu negócio, você fará apenas contratações pontuais e vai manter sua equipe atual. Por isso, é importante investir no desenvolvimento dela.
Investir no desenvolvimento de lideranças é o melhor caminho para garantir que seus funcionários entendam a importância do seu projeto e estejam preparados para lidar com o crescimento de tarefas e responsabilidades.
Cuide da Gestão Financeira
Lembre-se que escalar um negócio é, basicamente, fazer mais sem aumentar a estrutura. Para que isso seja possível, é necessário um controle rigoroso de todos os recursos investidos na empresa.
Uma boa gestão financeira é fundamental para evitar desperdícios, garantir a alocação inteligente dos recursos e manter um bom custo-benefício na nova operação.
Busque a implementação constante de melhorias
Um negócio escalável está em constante crescimento, o que significa que as mudanças serão frequentes. Garantir que elas sejam sempre para melhor é um dos seus maiores desafios.
A maneira para fazer com que sua empresa não fique apenas maior no tamanho da operação, mas de fato evolua é realizar um investimento recorrente em melhorias. Isso vai exigir que você, no papel de gestor, acompanhe seus processos de perto e esteja sempre atento às suas principais dificuldades para indicar a melhor maneira de corrigi-las.
Por fim, lembre-se de estudar muito e sempre se manter informado. A trajetória de um negócio escalável é cheia de imprevistos e estar bem preparado vai ajudar você a superá-los sem maiores problemas.
E se você estiver pensando em escalar seu negócio, fale conosco. Trabalhamos com algumas das plataformas mais avançadas do mercado para automatizar seu setor comercial e aumentar seu volume de vendas do jeito que você precisa!