Como a democratização da mídia OFF mudou a forma de anunciar
Como a democratização da mídia OFF mudou a forma de anunciar
Publicado em 10/02/2025
“Minha marca anuncia no intervalo da novela das nove, o horário nobre da Globo.”
Nos anos 90 e 2000 essa frase tinha um peso enorme e parecia o sonho de consumo de todas as marcas que quisessem alcançar o status de “bem-sucedidas”. No entanto, de lá pra cá, muita coisa mudou: a forma de ver e consumir TV não é mais a mesma, assim como a digitalização da mídia OFF tornou tudo mais democrático.
Todo o contexto em torno das melhores – e mais eficazes – formas de anunciar foram ressignificados. E ao longo desse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre essa mudança. Confira!
Todo mundo vê TV, mas não mais como antes...
A mudança mais significativa em todo esse contexto, sem dúvidas, ocorreu no comportamento e hábitos de consumo da população. Isso porque antes estávamos todos condicionados a consumir apenas o que era exibido na programação da TV. Porém, com a popularização dos serviços de streaming e os generosos catálogos de programas, filmes e séries, a audiência agora mudou de lugar.
Essa mudança não ocorreu só na TV
As emissoras de rádio também sentiram o impacto de plataformas como Spotify, Deezer, entre outras. Isso porque elas oferecem (assim como nos streamings) a oportunidade de consumir um conteúdo mais personalizado de acordo com seus gostos musicais, de podcasts e diversos outros programas sonoros.
O consumo de mídia mudou
Com toda essa mudança nos hábitos de consumo de mídia, surgiu também uma democratização das formas de anunciar, já que agora os consumidores em potencial estão nos streamings e não mais na TV aberta. As emissoras, reconhecendo essa migração, também criaram seus streamings, com a programação disponível para o consumo personalizado dos seus usuários.
Com isso, a possibilidade de anunciar na Netflix, Disney+, Amazon Prime e outros parece muito mais vantajoso e direto do que os métodos anteriores. Isso porque você tem mais chances de alcançar o lead correto, baseado no produto que você anuncia / o perfil do público-alvo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google, que consultou 150 pessoas em pontos de fluxo, de famílias de classe B e C de São Paulo, Pernambuco e Goiás, as smart TVs são as novas protagonistas dos lares, sendo que 2 em cada 3 brasileiros já contam com TVs conectadas.
Com isso, atualmente o “horário nobre” está mais expandido e personalizado – assim como as formas de anunciar.
E como colocar a minha marca no novo “horário nobre”?
Todas essas mudanças resultaram em uma certeza: o horário nobre pode ser qualquer um que o seu público escolha e o melhor lugar para a sua marca estar é em todos os lugares para onde os consumidores estão olhando.
Portanto, é essencial contar com a ajuda de uma empresa que gerencie seus conteúdos de mídia programática, tenha parceria com as melhores inteligências do mercado e te coloque em lugares privilegiados dentro dos streamings, que te farão se conectar com seus leads.
Se você precisa de ajuda ou gostaria de saber ainda mais sobre esse tema e como nós podemos fazer a diferença na sua marca, agende um papo!