Rebranding: quando a necessidade encontra a coragem para mudar!

Rebranding: quando a necessidade encontra a coragem para mudar!

Publicado em 29/01/2025

Uma das perguntas que mais aflige uma marca é: como saber quando é hora de mudar?

O fato é que são muitos os fatores que podem impulsionar uma mudança ou acender a luz de alerta de que ela é necessária. Mas antes de tudo, é preciso coragem. Afinal, reconhecer a hora de mudar, abraçar a novidade e olhar com otimismo para o que esse novo pode trazer, não é para os fracos.

No entanto, quando uma mudança de marca é bem estruturada, embasada em pesquisas e um conhecimento profundo do público-alvo, todo esse processo pode ser mais natural, intuitivo e ter uma aceitação maior dos clientes.

Abaixo, vamos listar alguns sinais para te ajudar a identificar se a sua marca precisa de um rebranding e, de bônus, dar dicas de como tornar esse processo mais assertivo. Confira!

- A identidade da sua marca traduz a evolução dela?
Sabemos que o mundo está em constante evolução. Seu público mudou, as formas de pensar mudaram, as prioridades também, as tecnologias, os seus produtos e, principalmente, seus concorrentes mudaram.

Sendo assim, sua marca deve sempre se manter relevante e memorável, para acompanhar e refletir toda essa evolução. Faça a si próprio a pergunta título deste tópico.

Preciso mudar! Mas... e agora?

Se depois de se fazer as perguntas acima, você chegou à conclusão de que sua marca precisa de um rebranding, agora chegou o momento de avaliar em quais pilares ele deve ser feito. Abaixo, listamos 3:

• Identidade visual

É a vitrine da sua marca! A primeira coisa que o público vê. Logo, cores, embalagens, slogan, fontes, aplicações. Enfim, tudo o que cria a “identidade” da marca e diferencia ela das demais.

Mudar uma identidade visual é um processo que necessita muito cuidado e pesquisa para que, ao criar uma nova, você não perca todo o legado e identificação construídos até aqui com os consumidores.

• Posicionamento nas redes

Em quais redes a sua marca está presente? Elas fazem sentido com os produtos que você comercializa? Qual o tom da sua marca ao se comunicar com o seu público? Tudo isso também pode ser analisado com o rebranding, ao criar uma persona da marca, um tom de voz e todos os arquétipos dos seus consumidores.

• Interação com a marca

Seus consumidores interagem ativamente com a sua marca? Como é o relacionamento dela com eles? Essas são informações vitais na hora de escolher um rebranding, porque antes você deve saber como sua marca é vista pelo seu público.

E um dos processos mais importantes é comunicar a mudança da marca de forma gradual, para gerar engajamento, curiosidade, buzz e não causar choque e estranhamento com mudanças repentinas.
Parece complexo, desafiador e grandioso? Isso porque é mesmo!

Todo rebranding requer estudo, planejamento, cuidado e ainda mais estudo. Por isso, ao optar pela mudança, esteja amparado por uma empresa que analise todas as frentes citadas acima: identidade visual, posicionamento, interação. Só com estratégia e planejamento, o sucesso do seu rebranding pode ser garantido!

E se precisar de ajuda, fale com a gente!